[OFF] - Gerenciador de script remoto

From: romano
Subject: [OFF] - Gerenciador de script remoto
Date: Mon, 31 Aug 2009 21:31:09 -0300

Ola a todos.

Desculpem o "SPAM".

Estou pensando no meu TCC, ajudo a desenvolver um software de gerenciamento de Ativos em uma rede voltado para Windows. Mas eu gosto muito mais do Linux do que do Windows.

E este programa que eu ajudo a desenvolver (sou estagiário) me deu uma idéia.

Criar um programa que gerencie máquinas Linux, atraves de execução de script's.

Por exemplo o programa vai coletar informações de processos, caso algum processo atinja um pré-requisito configurado ele vai rodar um script e o resultado do script vai ser mandado pela rede para o servidor, avisando o que disparou o script e o resultado do script caso tenha output ou o código de retorno, e uma interface web vai mostrar esse "resultado".

Pensei em gerenciar Processos (mais ou menos o que o lsof faz), temperatura, smart (HD), rede (este é um pouco complexo, logo gerenciaria talvez conexões ou dados transmitidos por processo, depende), quotas em HD, e talvez mais alguma coisa, mas não sei ao certo (dicas e idéias são bem vindas).

Também teria uma espécie de CRON.

E seria todo orientado a script's trabalhando com o input e output deles.

Procurei no google algo parecido, mas não consegui achar não sei se por que existe pouco ou se não soube procurar direito.

Sei que temos vários administradores de sistemas Linux aqui, e gostaria de idéias, qualquer dica ou idéia é bem vinda desde "isso é inviavel vai fazer um sisteminha web em java" ate idéias para complementar e me ajudar a ter algo palpavel, por enquanto estou apenas nas idéias, esta foi minha melhor idéia. Se tiverem alguma melhor também é bem vinda.

Acho que esse assunto não é de todo fora da lista de discussão.

Att: Bruno Romano.