Re: [shell-script] Compactar e descompactar arquivos.tar.gz

From: Victor Hugo Leite
Subject: Re: [shell-script] Compactar e descompactar arquivos.tar.gz
Date: Tue, 3 Nov 2009 18:49:36 -0200

Concordo plenamente com o Julio, é interessante que o pessoal passe o que já
fez antes de pedir ajuda. Como tenho algo pronto que faz o que o amigo
precisa, não me importo em compartilhar, segue script:

#!/bin/sh
saida=/home/victor/shunda.tgz
dir="/tmp"

verificaErro() {
        if [ $? -ne 0 ]; then dialog --title 'ERRO' --msgbox 'Saida abortada
- ERRO...' 5 30 ; exit 1; fi
}

pc_tot=$(ls -1 "${dir}"| wc -l)
(
        tar vczfp "${saida}" "${dir}" | while read var; do
                pc_arq=$((pc_arq+1))
                echo $(echo "${pc_arq} * 100 / ${pc_tot}"| bc)
        done
) | dialog --title "Compactando" --gauge "Aguarde, a compactacao esta sendo
processada..." 6 52 0
verificaErro
dialog --title 'Parabens' --msgbox 'Compactacao finalizada com sucesso.' 5
40
exit 0

OBS: Vale ressaltar que o script exige que a compactação seja feita em modo
verbose (tar v) e que a porcentagem não decorre exatamente sobre o tempo de
compactação, mais sim respeitando o numero de arquivos a serem compactados.

Abraços a todos.

Victor Leite