Usar o If para um comando

From: Rodrigo Lang
Subject: Usar o If para um comando
Date: Wed, 4 Nov 2009 08:34:43 -0200

Bom dia lista,

Sou novo nessa lista e estou começando a trabalhar agora com shell script...
Talvez eu faça algumas perguntas simples aqui! Eu estava precisando criar um
script para a compilação de um programa, no qual eu teria que baixar
pacotes, repositórios e compilar o mesmo. O que eu estava precisando era que
quando eu desse um "make" por exemplo e o comando rodasse certo ele continue
o script, caso o comando de algum erro, ele para o script e me retorne uma
mensagem. Eu sei que eu tenho que usar um if para isso e pegar o retorno do
comando, porém eu estava lendo sobre shell script e não achei nada sobre
utilizar um if com um comando do linux ou como pegar/visualizar o retorno do
comando.

Agradeço desde já,
Rodrigo F. Lang
Amd. de Redes em Telecom