Re: [shell-script] Redirect I/O

From: Breno Moiana
Subject: Re: [shell-script] Redirect I/O
Date: Thu, 26 Nov 2009 15:49:24 -0200

Oi, Thiago.

Voce pode abrir uma subsessão de bash com tee:

$ bash | tee meulog.txt

Com isso, tudo o que você fizer nesse shell, vai para o log.

No caso de voce querer fazer algo mais 'discreto', como monitorar o uso de
uma ID controlada, algo assim, pode colocar no .profile da id em questao:

(...)
/usr/bin/bash | tee /meu/caminho/arquivodelog.log.$TIMESTAMP
exit

Assim, o .profile abre um subshell toda vez que o individuo logar, esse
subshell é logado, e quando sair dele, já sai do shell padrao. Colocar o
timestamp é importante para manter os logfiles com nomes únicos.

Deve dar pra fazer algo com screen tambem (eu tinha contas setadas entrando
direto no screen e saindo do sistema quando saísse do screen), mas não sei
se a parte de logging seria melhor que fazendo um tee pra cada tela do
screen, teria que dar uma olhada.

Abraço!

Breno.
--
"If you're gonna eat three times a day to the day that you die, why not be
good at it?

It will save you money, it will more than likely make  you healthier... and
you'll be happier!"
Jamie Oliver