Re: [shell-script] Re: Otimizar lista do squid

From: Neto
Subject: Re: [shell-script] Re: Otimizar lista do squid
Date: Thu, 28 Jan 2010 13:38:52 -0200

A variável NF sempre conterá o número de campos do registro corrente e o $NF
pegará como dado o valor do último campo
O -1 ou -2 e assim por diante é apenas para decrescer esse número para pegar
o penúltimo campo $(NF -1), antepenúltimo $(NF -2) e por aí vai.
No exemplo:
algumacoisa.com.br

Usando o delimitador . (awk -F".") nós temos:
- O valor de NF = 3
$ echo algumacoisa.com.br| awk -F"." '{print NF}'
3
Porque temos o algumacoisa, o com e o br.

- O valor de $NF = br, pois é o último campo.
$ echo algumacoisa.com.br| awk -F"." '{print $NF}'
br

Logo, o valor de $(NF-1) é o penúltimo campo que no nosso exemplo é o "com".
echo algumacoisa.com.br| awk -F"." '{print $(NF-1)}'
com

Espero ter ajudado ^_^
Neto
User Linux #499241
Aigh vie dhuit! (Bênçãos de fortuna e sorte a vocês!)

Marie von
Ebner-Eschenbach<http://www.brainyquote.com/quotes/authors/m/marie_von_ebnereschenbac.html>
- "Even a stopped clock is right twice a day."