Re: [shell-script] Listando maiores arquivos do disco.

From: Raul Libório
Subject: Re: [shell-script] Listando maiores arquivos do disco.
Date: Tue, 9 Mar 2010 16:12:26 -0300

Meu velho, tem sim! Fiz esse já a algum tempo:
-----------
 #!/bin/bash
  # rauhmaru * opensuse.org  - 05/06/08
  # V2 - 08/06/08
  # Lista arquivos que sao inuteis ao ambiente por norma da empresa
  MSG="
  ESSE COMANDO POSSUI MELHORES RESULTADOS SE EXECUTADO PELO ROOT
  "
  # -- VARIAVEIS
  # -- EXTENSOES DE ARQUIVOS A SEREM BUSCADAS:
  LISTA="avi mp3 ogg mp4 wav wmv wma html htm asp aspx jpg png gif"

  RELATORIO="remover.txt"        # NOME DO ARQUIVO PARA O RELATORIO
  I=0

  clear

  # -- VOCE EH O ROOT?
  if test "$UID" != "0"; then
        echo $MSG
  fi

  # -- TAMANHO A BUSCAR
  echo -n "TAMANHO DOS ARQUIVOS: " && read TAM

  # -- O 'k' TEM DE SER MINUSCULO E OS OUTROS MAIUSCULOS
  TAM=$( echo $TAM | tr m M | tr K k | tr g G )

  # -- IMPRIMA NA TELA E NO ARQUIVO
  echo "Procurando arquivos maiores que $TAM"
  echo "Procurando arquivos maiores que $TAM" > $RELATORIO

  # -- BUSCA CERIFICANDO A VARIAVEL $LISTA
  for BUSCA in $LISTA; do
  BUSCA[I]=${BUSCA}
  I=$(echo ${I}+1 | bc)
  echo $BUSCA "-> listando e adicionando em $RELATORIO"

  find / -name "*.$BUSCA" -size +$TAM -print >> $RELATORIO
  echo " ------ ------ ------ ------ -----------"
  done

  # -- PERFUMARIA
  LINHA=$( cat $RELATORIO| wc -l)
  if test "$LINHA" = "1"; then
        echo "Nenhum arquivo encontrado."

  elif test "$LINHA" = "2"; then
        echo "1 arquivo encontrado."

  elif test "$LINHA" > "2"; then
        echo  "$LINHA arquivos encontrados."
  fi
  echo
#---------------------

2010/3/9 George Robinson <address@hidden>:
> Prezados,
>
> Estou com um problema no meu servidor de e-mails, no qual o mesmo nao envia
> nem recebe mais msgs. Creio que o problema seja o meu disco com 100% de uso.
> Por isto, venho até o grupo perguntar se existe alguma forma de separar /
> listar / pesquisar arquivos de modo que a saída retorne arquivos >= 100 mb
> em minha partiçoes, ou qualquer outra forma de listar / classificar os
> arquivos nas em /var, /home, /root...
>
> Muito obrigado a todos
> --
> George Robinson
> [...]

Raul Libório

http://rauhmaru.blogspot.com/
rauhmarutsªhotmailºcom
 openSUSE Member | Linux User #4444581

"There are only 10 types of people in the world -
Those who understand binary, and those who don't."