Re: [shell-script] Listando maiores arquivos do disco.

From: Nilson Rocha
Subject: Re: [shell-script] Listando maiores arquivos do disco.
Date: Tue, 9 Mar 2010 16:10:52 -0300

Colaboração: Domingos Antonio Pereira Creado

Quando um volume enche a situação normalmente pega fogo. Se for servidor
ainda
de arquivos então... E a situação é complicada pois não tem outro jeito se
não ser a liberação de espaço, ou removendo arquivos ou movendo para outros
volumes. E para ser rápida a operação tem que atacar logo quem está ocupando

grandes partes do volume. Costumo normalmente utilizar o seguinte comando:

 du -s * | sort -rn | head -10

O "du -s *" cria uma lista com os tamanhos e nomes dos objetos no diretório
corrente - no caso de diretórios o tamanho dos objetos dentro dele serão
somados (parametro "-s") , o "sort -rn" pega a lista gerada pelo du e ordena
a primeira coluna na forma numérica (o "-n") e de forma inversa (o parametro

"-r") e o "head -10" mostra somente as 10 primeiras linhas.

Assim serão retornados os 10 maiores vilões da ocupação do volume.

Pode-se incrementar um pouco mais trocando a simples expansão "*" por uma
mais seletiva, como por exemplo "/home/d*" para saber qual das contas de
usuários que iniciam com "d" estão ocupando mais espaço, ou ainda
"/home/d*/*"
para saber quais os diretórios das contas dos usuários "d*" estão ocupando
maior espaço.

Se você vai procurar quem está ocupando mais espaço em sua conta, lembre-se
que as expansões acima não incluem os objetos "escondidos" (ou iniciados com
"."), até dá para utilizar a expansão ".*" mas ela inclui também o ".." o
que não é uma boa.

Assim se você vai caçar comedores de disco em uma conta, talvez seja melhor
utilizar a construção

 du -s `ls -A` | sort -rn | head -10

Nessa linha de trocar a expansão por uma lista, o céu torna-se o limite
(quer dizer a quantidade de memória)

Em 9 de março de 2010 16:07, George Robinson
<address@hidden>escreveu:

> Prezados,
>
> Estou com um problema no meu servidor de e-mails, no qual o mesmo nao envia
> nem recebe mais msgs. Creio que o problema seja o meu disco com 100% de
> uso.
> Por isto, venho até o grupo perguntar se existe alguma forma de separar /
> listar / pesquisar arquivos de modo que a saída retorne arquivos >= 100 mb
> em minha partiçoes, ou qualquer outra forma de listar / classificar os
> arquivos nas em /var, /home, /root...
>
> Muito obrigado a todos
> --
> [...]

Atenciosamente;