Texto exato

From: xiss_break
Subject: Texto exato
Date: Thu, 01 Apr 2010 01:27:09 -0000

Olá pessoal, tive a necessidade de pegar texto exato dentro de um arquivo,
exemplo:

Conteudo do arquivo
caixa
caixa1
caixa2

Quando fazia a busca por "caixa" usando o grep sempre vinha os demais, ou seja,
fugia da minha necessidade que era receber apenas caixa ou qualquer outro nome
exato que necessitasse. Para isso consegui chegar no seguinte comando:

cat $lista | grep "^$arg[^[:alnum:]]"

Pode haver meios mais elegante, mas dentro do meus conhecimento foi o que
resolveu o minha necessidade. Porem, em um outro momento, agora estou
trabalhando com um arquivo de ips.

Conteudo

192.168.0.2
192.168.0.22
192.168.0.21
192.168.0.222

Bom, ja deu pra perceber que se eu pesquisar por 192.168.0.2 irá vir  todos
esses resultados né?

PRa isso tentei usar o meu comando anterior, mas ele não resolveu, imaginei que
fosse a ausencia do ".", mas tentei colocar o controle no comando mas não estou
conseguindo montar certinho pra funcionar tb com ip, peço que se alguem tive
uma solução dá uma dica por favor.

Abraços

Isaac