Soma de valores de hora no shell com for

From: mrgraucio
Subject: Soma de valores de hora no shell com for
Date: Thu, 29 Apr 2010 02:32:43 -0000

Boa noite galera! Minha primeira mensagem para o grupo, talvez seja algo banal,
mas pra mim não foi ehehehe.

Me deparei com o seguinte problema, na minha monografia da pós eu precisava
medir o tempo total gasto com navegação na internet para entrar em contato com
quanto tempo gasto em redes de relacionamento tipo orkut era gasto na empresa.
Então, com auxílio do Sarg consegui esses dados, porém, queria fazer um script
que automatizasse a tarefa de somar esses dados a partir de um arquivo onde eu
relacionei os tempos totais gastos em navegação, tipo:

11:59
12:48
09:11
12:44

Totalizando 20 dias úteis de trabalho.

Para somar dados de horas utilizei a ferramenta funcoeszz

Pensei em utilizar o for, mais ou menos assim

for horas in $(cat ~/horas)
do
funcoeszz hora $horas + $horas
done

Mas sendo a segunda variável $horas o valor seguinte do arquivo, resultando na
soma da primeira hora com a segunda, resultando na soma das duas e fazendo com
que o terceiro valor se some no loop com o resultado da soma anterior, como
11:59 + 12:48 = 24:47. Este 24:47 então no loop soma com 09:11, e esse
resultado vai ser somado com o 12:44, resultando no valor total de horas. Deu
pra entender? :)

Já tenho o valor que precisava, porém, ainda vou usar isso algumas vezes mais,
TCC é complicado...

Alguém tem alguma informação para um leigo no assunto???

Forte abraço e parabéns pelo dispêndio de energia com toda essa didática!!!
Abraço em especial ao Julio que me deu aula recentemente hahaha!