Re: [shell-script] Script para configurar proxy

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Script para configurar proxy
Date: Sat, 27 Aug 2011 11:18:42 -0300

Ola
Para checar se é root eu faria comparação com a variavel de ambiente
EUID, ela é readonly e não executa nada em subshell, como no caso do
comando id.
ex:

if [[ $EUID -ne 0 ]]; then
  echo "You must be a root user" 2>&1
  exit 1
else
  # your code
fi

para checar se o proxy precisa de usuario e senha eu utilizaria o comando select

PS3="Quer fazer isso: "
select OPT in sim nao; do
   case $OPT in
      sim) echo "ok"; break ;;
      nao) echo "nok"; break;;
   esac
done

IMHO fica mais claro e programatico. se o camarada digitar qq coisa q
nao seja as opcoes 1 e 2 o select refaz a pergunta.

Este if

if [ -z "`grep -ir http::proxy /etc/apt 2>> /dev/null`" ];

poderia ser feito diretamente no grep se utilizado a opcao -q (quiet)

if grep -q "string" /ar/qui/vo ; then
  # se encontrar
else
  # se nao encontrar
fi

vc pode fazer um if negado se só quiser o else

if ! grep -q "xxx" /tmp/a ;

basta adicionar as outras opções.

agora nao entendi suas linhas de sed. elas vão jogar o resultado na
stdin ao inves de substituir no arquivo, é o que vc deseja?

Por fim, eu pensaria em utilizar parametros nesse arquivo ao inves de
ir perguntando tudo, afinal ficaria menos interativo e mais
"programativo" ou scriptavel. com direito a um -h|--help para mostrar
como funcionaria.

E tambem eu analisaria todos os pontos de falha para fazer um exit com
o $? da operacao, por exemplo vc pode receber um "file not found" em
alguma situação?

--
Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772