Re: [shell-script] Como saber o numero da coluna de um arquivo?

From: Alfredo Casanova
Subject: Re: [shell-script] Como saber o numero da coluna de um arquivo?
Date: Mon, 27 May 2013 17:38:12 -0300

bom, fiz uma gambiarra:

$ cat lista
nome;sobrenome;cidade;fruta;estado
chico;silva;bauru;melancia;parana

isolamos a primeira linha:

$ cat lista  | head -1
nome;sobrenome;cidade;fruta;estado

trocamos o ";" por new line:

$ cat lista  | head -1  | sed 's/\;/\n/g'
nome
sobrenome
cidade
fruta
estado

numeramos as linhas:

$ cat lista  | head -1  | sed 's/\;/\n/g' | nl
     1 nome
     2 sobrenome
     3 cidade
     4 fruta
     5 estado

informamos a coluna desejada:

$ cat lista  | head -1  | sed 's/\;/\n/g' | nl | grep fruta
     4 fruta

voilá!

hahahah

--