Re: [shell-script] Dúvida com opcoes como argumentos

From: Leslie Watter
Subject: Re: [shell-script] Dúvida com opcoes como argumentos
Date: Mon, 27 May 2013 17:39:14 -0300

2013/5/27 Alfredo Casanova <address@hidden>

> **
>

> Na verdade o shift eu ja conheço, mas nao resolve pq eu nao tenho como
> controlar quantos usuários e grupos serão passados
>
> estou usando o comando GETOPTS
>
> até agora está assim:
>
> $ cat geto
> while getopts "G:U:" option
> do
> case "$option" in
> G) GRPS="$OPTARG";;
> U) USRS="$OPTARG";;
> esac
> done
>
> echo "$GRPS"
> [...]

Só uma pergunta, porque vc está passando todos eles entre aspas ?
Desse jeito vc não terá como separá-los.

Agora, caso vc passe eles sem as aspas vc vai conseguir separá-los ;-)

Veja um exemplo que come direto o 1o argumento ...

$ cat > /tmp/shif.sh
#!/bin/bash
while shift ; do
echo $1;
done

$ /tmp/shif.sh 0 1 2 34 56 7
1
2
34
56
7

$ /tmp/shif.sh 0 -u  1 2 34 -g  56 7 9
-u
1
2
34
-g
56
7
9

aí é só testar o $1 com -u ou -g e pimba :D

[]s

LEslie

--
Leslie H. Watter