Re: [shell-script] [Tput] - Dúvida

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] [Tput] - Dúvida
Date: Tue, 23 Jul 2013 23:20:12 -0300

Antes de mais nada, dê uma olhada
aqui<https://wiki.softwarelivre.org/TWikiBar/TWikiBarPapo007#O_comando_tput>
.

Visto isso vamos continuar:
1 - echo; echo; echo... é comando de marreco ;) Use
tput il 9
que ele insere 9 linhas em branco (il=insert line)
2 - tput sc (save cursor position) guarda a posição que o cursor está e tp
rc (restore cursor to position) devolve o cursor para a linha e coluna que
o cursor estava no momento do tput sc. Assim sendo o teu tput cup 9, não é
necessário e ainda por cima está incompleto, pq tput cup precisa da linha e
da coluna (origem zero).

Na linha que vc fez:
tput rc; tput cup 9; tput el
faça:
tput rc; echo X; sleep 5; tput cup 9; echo Y; sleep 5; tput el
e repare onde aparecerão o X e o Y.

Outra coisa:
se vc fizer:
tput cup 20 40; tput el; echo X
vc verá que o X foi escrito na 20 40, isto é o tput el, apesar de ter
apagado até o fim da linha, não tirou o cursor da posição que ele estava.

Abcs,
Julio
*@juliobash
*