Re: [shell-script] Limpar espaços em brando e linhas em branco

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Limpar espaços em brando e linhas em branco
Date: Sat, 28 Sep 2013 02:26:46 -0300

Para matar linhas vazias ou que contenham somente espaços em branco:
$ sed -i.veio '/^ *$/d' arq

Para tirar espaços do início:
$ sed -i.veio 's/^ *//' arq

Para tirar espaços do fim:
$ sed -i.veio 's/ *$//' arq

Para fazer tudo de uma só vez:
$ sed -i.veio '/^ *$/d;s/^ *//;s/ *$//' arq

Obs: Com essa sintaxe, o arquivo (que chamei de arq) será alterado nele mesmo, mas criará uma cópia do original em arq.veio. Se o cmd funcionar, então:
$ rm arq.veio
Senão:
$ mv arq.veio arq

Abcs,