construtor de grade horária no shell

From: Gustavo S. de Lima
Subject: construtor de grade horária no shell
Date: Sun, 27 Oct 2013 19:56:22 -0200

Caros, recebi uma missão de criar um programa em shell que crie uma grade horária de aulas considerando os seguintes dados: Professor, disciplina, horário, e excessões. No caso excessões seriam os horários em que o professor não pode ter aulas. Por exemplo, Paulo, professor de Matemática, não pode dar aulas na quarta pela manhã, quinta a tarde e sexta a noite.

Por quais caminhos eu posso começar nessa empreitada? Alguém poderia me dar uma luz?

--
Gustavo S. de Lima
Logicus Tecnologia de Informação e Comunicação