Substituir parte de um arquivo texto previamente identificado

From: Anderson Junior
Subject: Substituir parte de um arquivo texto previamente identificado
Date: Fri, 29 Nov 2013 14:24:04 -0000

Bom dia colegas, estou fazendo um script pra automatizar um processo de geração
de pacotes rpm e pacotes deb, 32 e 64 bits, é um script que no final vai ficar
bem bagunçado (rsrsrs), neste momento do script preciso editar via shell script
alguns arquivos com a estenção .spec que na verdade são arquivos de texto, pra
facilitar as strigns dentro deste arquivo que quero mudar é o campo versão, eu
coloquei assim @versao ex:

Name:           utils-anderson
Version:        @versao
Source0:        utils-anderson.tar.gz

BuildArch:      noarch
BuildRoot:      %{_tmppath}/%{name}-%{release}-r

#BuildRequires:
Requires: zip, unzip

%description
Utilitarios

%prep
%setup -q

esta é uma parte do script e eu gostaria de mudar na segunda linha o campo
@versao por o conteudo do parametro que passo na hora de chamar o script $1, eu
estou tentando algo como:

$ subs_str=$1
$ arquivo=`cat util_32.spec`
$ echo ${arquivo/@versao/$subs_str} > util$1_32.spec

funciona, mas o arquivo fica sem os enters, fica tudo bagunçado tipo:

Name: utils-anderson Version: @versao Summary: utilitarios de uso diario
Release:       1%{?dist} License: GPL URL:        http://naotenho.cnet/
Source0: utils-anderson.tar.gz BuildArch:      noarch
BuildRoot: %{_tmppath}/%{name}-%{release}-r #BuildRequires: Requires: zip,
unzip %description Utilitarios %prep %setup -q

tem alguma outra forma de fazer isso e que fique linha abaixo de linha, pensei
em colocar um laço for, mas talvez tenha uma outra forma alem do for.

Att.
Anderson Junior