Re: [shell-script] Shell em Background !!!

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Shell em Background !!!
Date: Tue, 20 Oct 2015 18:11:29 -0200

Eu pensei que estaria de férias mas não estou, então o curso foi adiado para Dezembro quando então poderei descansar carregando pedras...

Voltando ao nosso background, vc não precisa, nem deve fazer uma monitoria constante pois isso onera significativamente o processamento. O melhor seria escrever uma função (digamos TestaBG) onde vc testaria com um ps | grep se o seu prg ainda está vivo e faria o seguinte:

PidBG=999999999
function TestaBG
{
    ps aux | grep -Eq '"\b$PidBG\b
    return $?
}

export -f TestaBG
trap "TestaBG || echo prg encerrado; exit" 17

./scr.sh &
PidBG=$!

Isso pq o sinal 17 é ativado qdo um processo filho termina, como pipe, Command Substitution, parênteses e mais uma pá de coisas, criam subshells, a cada sinal 17 ativado vamos verificar se foi o teu processo em bg que morreu de morte morrida.

Outra forma de fazer isso é com o cmd wait.

Abcs,
Julio
@juliobash

róximos cursos de Shell
Cidade         Local Período
São Paulo 4Linux 07/12 a 11/12
Dou treinamento de Shell em qualquer cidade.
Para mais detalhes, me mande um e-mail.