Re: [shell-script] Re: Duvida para atribuir valor a variavel

From: itamarnet
Subject: Re: [shell-script] Re: Duvida para atribuir valor a variavel
Date: 09 Jul 2016 17:10:25 -0700

Rodrigo
Se me permite gostaria de dar mais alguns pitacos.

No trecho:
mysqldump -h localhost -uteste -psenha --opt teste > teste.bkp$DATE
aux1=$(($?)) && echo $aux1

seria melhor assim:
mysqldump -h localhost -uteste -psenha --opt teste > teste.bkp$DATE
aux1=$?
echo $aux1

Nesse caso a variável aux1 estava com o mesmo problema do caso anterior na construção "$(( ... ))" e nesse caso pode apontar diretamente a variável por atribuição simples pois vai sempre retornar um número, que é o código de retorno do comando anterior.
E echo após ia ser executado de qualquer forma e coloca-lo numa linha diferente torna o código mais legível

No trecho:
if [ "varerror" != "1" ] ; then
let "varerror=varerror-1"
fi
echo "$varerror"

varerror no if deveria ser $varerror, faltou o cifrão ($)

varerror vai sempre possuir um número, que pode ser 0 ou mais e está usando um operador de comparação de string então o ideal para esse caso seria:
if [ "$varerror" -ne "1" ]

Mas pelo que entendi varerror pode ser 0, e se for o trecho seguinte vai colocar o valor de varerror como -1.
Isso é desejável? É o que espera receber?
Se não for o caso recomendaria:
if [ "$varerror" -gt "1" ]

Confesso que não sei o objetivo de decrementar varerror, apenas suponho que o trecho possa estar embutido em um loop ou se adequando a um código previamente feito, mas o trecho
let "varerror=varerror-1"
poderia ser também:
let varerror--

Sem o cifrão($) mesmo, e nesse caso é apenas uma observação, pois a forma que usou funciona perfeitamente.

E como sugestão adicional eu recomendaria o python como alternativa de linguagem.

[]'s
Itamar