Re: [shell-script] Re: Rename em diretórios

From: Tiago Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Re: Rename em diretórios
Date: Sun, 13 Aug 2017 16:12:43 +0000

Ola

Quando é aplicavel, eu adiciono uma serie de opções nos meus scripts.

Uma opção é "debug" onde eu mando pra stderr muita informação

Outra é "dry-run" que basicamente vai fingir que uma ação foi feita, imprimindo no caso.

Se a modificação que o script vai fazer é importante (como apagar ou renomear) vc pode aplicar as ideias mesmo q vc só precise executar isso uma vez na vida.

Sua primeira versão vai imprimir e vc vai gastar um bom tempo analisando o log. Certamente vai encontrar situações excepcionais.

Se não encontrar, uma opção de debug  pode elucidar as coisas. Se um comando deu erro, certamente havera uma mensagem ou error code.

Uma estratégia mais divertida é vc gerar outro shell script:

O primeiro lista e gera um segundo com cada linha sendo um "mv antigo novo && echo ok || exit(1)", voce audita as linhas e executa.

Se o conteúdo é importante, faça backup e veja se o que eu disse ai ajuda