Caracteres especiais

From: Pedro Afonso Paro Junior
Subject: Caracteres especiais
Date: Mon, 28 Aug 2006 18:04:59 -0000

Boa tarde pessoal,

A principio, não sei explicar se meu problema é grande ou pequeno,
facil ou dificil, mas a questão é: preciso de ajuda!
Por sinal, seria um script bem simples de se fazer, podendo ser
resolvido com um simples sed, mas aqui começa a verdadeira duvida:
Eu tenho arquivos .xml que são gerados por um programa de terceiros, e
quando esses arquivos chegam em minhas mãos, eles não batem com o
esquema xml.
O fato ocorre devido a problemas com caractres especiais que aparecem
no meio do arquivo xml. Ao abri-lo com o Altova XMLSpy que indica onde
está o problema do arquivo, é possivel perceber que ele não está
aceitando um caracter DC3 (nesse programa, esse DC3 aparece como um
bloquinho preto, e ao deletar, todo o bloco some). Ao abrir esse mesmo
arquivo com o VI, eu me deparo com um caracter ^S, e novamente,
visualizando o arquivo com o cat, esse caracter vira !!.
Não sei como fazer um script que reconheça esse caracter, uma vez que
não sei por qual deles procurar...
Se alguem puder me ajudar o quanto antes, agradeço desde já.

[]'s

Pedro