duvidas basicas

From: Rafael Sanches
Subject: duvidas basicas
Date: Sun, 1 Oct 2006 11:48:16 -0300

Pessoal espero nao baixar o nivel das perguntas mais tenho algumas duvidas

echo "digite a senha"
read SENHA

1 queria saber como faco para guardar senhas? digo a forma mais segura (pra ela
nao aparecer)

echo "Digite a Senha: "
read SENHA
test "$SENHA" = " " && exit

2 queria saber se as aspas duplas no shell indica que eh espaço vazio, pois
quero usar o operador logico (tipow OR ou AND) para comparar se a senha nao eh
igual o login. seria o comando teste mais indicado pra isso?

#Inicio, vamos pegar login e senha
echo "Digite o login do usuario: "
read LOGIN

3. pra usar a variavel $LOGIN dentro do meu codigo vamos supor:
adduser --ingroup adsl_users $LOGIN

tem alguma forma especifica pra fazer isso? digo talves mais segura ou ateh
mesmo uma padrao..

4. Eu gostaria de montar um menu (procurar/adiciona/remove/alterar)
qual a melhor maneira? dou um echo com as opcoes depois do um read na variavel
resposta depois faco uma sequencia de test?

abracos a todos..

Rafael Sanches