Re: [shell-script] duvidas basicas

From: Vanderlei
Subject: Re: [shell-script] duvidas basicas
Date: Mon, 2 Oct 2006 11:47:16 +0000 (GMT)

Bom dia Rafael,

1 - Resp: stty -echo ; read SENHA; stty echo;
2 - Resp: Se você quer saber se o cara digitou algo, poderá fazer o seguinte:
test -z "$SENHA" && exit
4 - Resp:
selec OPCAO in Procurar Adiciona Remove Alterar; do
   echo "$OPCAO"  # Você informa o número de 1 a 4 nesse caso e será impresso a
respectiva descrição
   break; # Retire esse comando caso queira que fique repetindo as opções do
menu e inclua uma opção Sair no menu
done
Exemplo:
$~>teste
1) Procurar
2) Adiciona
3) Remove
4) Alterar
#? 1
Procurar

Vanderlei

Rafael Sanches <address@hidden> escreveu:    Pessoal espero nao baixar o nivel
das perguntas mais tenho algumas duvidas

 echo "digite a senha"
 read SENHA

 1 queria saber como faco para guardar senhas? digo a forma mais segura (pra
ela nao aparecer)

 echo "Digite a Senha: "
 read SENHA
 test "$SENHA" = " " && exit

 2 queria saber se as aspas duplas no shell indica que eh espaço vazio, pois
quero usar o operador logico (tipow OR ou AND) para comparar se a senha nao eh
igual o login. seria o comando teste mais indicado pra isso?

 #Inicio, vamos pegar login e senha
 echo "Digite o login do usuario: "
 read LOGIN

 3. pra usar a variavel $LOGIN dentro do meu codigo vamos supor:
 adduser --ingroup adsl_users $LOGIN

 tem alguma forma especifica pra fazer isso? digo talves mais segura ou ateh
mesmo uma padrao..

 4. Eu gostaria de montar um menu (procurar/adiciona/remove/alterar)
 qual a melhor maneira? dou um echo com as opcoes depois do um read na variavel
resposta depois faco uma sequencia de test?

 abracos a todos..

 Rafael Sanches

Vanderlei Alves de Souza

 Yahoo! Search
 Música para ver e ouvir: You're Beautiful, do James Blunt