Re: [shell-script] duvidas basicas

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] duvidas basicas
Date: Mon, 2 Oct 2006 09:35:30 -0300

On 10/1/06, Rafael Sanches <address@hidden> wrote:

> 1) queria saber como faco para guardar senhas? digo a forma mais segura
> (pra ela nao aparecer)

Veja o historico recente da lista ;-)

2) queria saber se as aspas duplas no shell indica que eh espaço vazio, pois
> quero usar o operador logico (tipow OR ou AND) para comparar se a senha nao
> eh igual o login. seria o comando teste mais indicado pra isso?

vc pode usar os operadores -o e -a

read -ps "digite a senha" SENHA

if [ "X${SENHA}" = "X" -o "${SENHA}" = "OUTRA_COISA" ]
then echo "senha vazia"
else echo "senha ok"
fi

veja mais em
http://aurelio.net/shell/canivete.html#test

4. Eu gostaria de montar um menu (procurar/adiciona/remove/alterar)
> qual a melhor maneira? dou um echo com as opcoes depois do um read na
> variavel resposta depois faco uma sequencia de test?

select & case

PS3="fkghdlghdflgdfhgl> "

select OPCAO in procurar adiciona remove alterar quit
do case $OPCAO in
procurar) procurar ;; #aqui eu suponho que vc vai criar funcoes para cada
ação
adiciona) adicionar ;; # não é necessario
remove) remover ;;  # porem vc deve interromper cada bloco com ;;
alterar) alterar ;;
quit) break;

> esac
done