Re: [OFF Topic][shell-script] uso do "sudo"

From: Fernando Zank
Subject: Re: [OFF Topic][shell-script] uso do "sudo"
Date: Fri, 6 Oct 2006 11:59:22 -0300

Já que estamos off-topic, espero não estar prejudicando a lista, mas uma
dúvida sobre segurança usando o sudo .

No caso se liberar para digitar o comando no sudo sem senha(/etc/sudoers), o
usuário so terá direito a fazer aquele comando sem senha ou terá direito a
executar qualquer comando através do sudo sem senha ? (ae não seria muito
interessante o administrador liberar o acesso ao sudo sem senha , pois o
usuário poderia fazer N coisas , podendo até prejudicar o funcionamento da
máquina onde o script estiver rodando).

No caso do OP, apesar de não ter utilizado ainda, sei que é possível liberar
apenas os comando que deseja que o usuário possa executar e também se aquele
comando específico terá ou não a necessidade do usuário digitar a senha para
ele.

Bom apesar de estar meio off-topic espero estar colaborando para que o
pessoal que estiver fazendo scripts utilizando sudo ou op possam ter uma
segurança maior em seu sistema e possam rodar seu script sem se preocupar
com os efeitos colaterais de liberar permissões para um usuário.

[]'s