Como eu forço para todo arquivo criado em uma determinada pasta percence

From: Nilo Martins
Subject: Como eu forço para todo arquivo criado em uma determinada pasta percencer ao grupo usuario-desktop?
Date: Thu, 19 Apr 2007 21:15:21 -0300

Olá pessoal.

Estou matando definitivamente meu RWin (Depois de mais de 6 meses dele
instalado mais sem usar nenhuma vez).

Junto com ele to pretendendo acabar com minhas partições FAT32.

Só que quando converto para EXT3 o gerenciamento de acesso cria os arquivos
como sendo da pessoa que criou (óbivio). Porém aqui em casa tenhos muitas
contas de usuário e gostaria que em uma determinada pasta todos os arquivos
ficassem disponíveis para os usuários de um grupo, com permissão de leitura
e escrita (isso eu já consigo com os comandos chown e chmod) e gostaria que
todo arquivo novo que qualquer usuário coloque nesta pasta fique
automaticamente pertencendo também ao grupo de usuarios-desktop e que fique
com os atributos de leitura e escrita já marcados para o grupo (isso eu
ainda não sei fazer).

Se alguém tiver alguma sugestão de como fazer isso vou poder me livrar
definitivamente das partições FAT32.

Grato,

Nilo