Executar comando como root e valor default no dialog

From: Leandro Santiago da Silva
Subject: Executar comando como root e valor default no dialog
Date: Sun, 09 Sep 2007 12:52:19 -0300

Olá a todos, essa é a minha primeira pergunta na lista, embora eu já participe dela há um bom tempo (descobri esses dias que o smtp do pop não funcionava, por isso não conseguia enviar mensagens ;-))...

Bem, mas aqui vai minha pergunta:
Estou fazendo um programa que em determinado momento executa um comando como root. Eu quero que ele faça isso numa interface dialog, mas não encontrei nada do tipo na documentação dele (há o --passwordbox), mas ele joga devolve uma string, e eu não sei como utilizar essa string com o comando su, que é o que uso. O pior é que o su não aceita uma senha como entrada de outro comando. Ou seja, só digitando manualmente mesmo.... (acredito que possa estar errado).

Outra pergunta, ainda com relação ao dialog, é se é possível utilizar um valor default nas caixas de entrada (inputbox) do dialog, assim como no kdialog, por exemplo. No kdialog, se você fizer:
$ kdialog --inputbox "Digite o Valor" "Valor padrão" 0 0

No campo de entrada, vai aparecer "Valor padrão", que é retornado caso o usuário só dê enter. Existe algo assim no dialog?

Flw.