aptitude em shell script

From: miguelcm86
Subject: aptitude em shell script
Date: Wed, 24 Oct 2007 10:09:19 -0000

Tenho duas dúvidas se alguém sober resolver.

Primeiro é com o aptitude, estou a fazer um instalador em scripts para
distribuição debian. Uso o aptitude e quando o chamo para instalar, há
alguma maneira de saber se existe outro gestor de pacotes activo?
Já agora, na instalação do java aparece uma licensa para aceitar, é
possivel ela aparecer em modo gráfico, fazer com que o script aceite
automaticamente. Normalmente essas licensas são em modo grafico dentro
da consola com um yes ou no e usamos a tab e o enter para aceitar.

Segundo é se é possivel fazer com que ao chamar um script na consola
mesmo estando na directoria dele, não seja preciso por './', chamar só
pelo nome estando na directoria dele.

Obrigado pela atenção