Re: [shell-script] aptitude em shell script

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] aptitude em shell script
Date: Wed, 24 Oct 2007 11:27:33 -0300

Olá Miguel,
espero que a lista te receba tão bem qto vcs me receberam em Lisboa...

Em 24/10/07, miguelcm86 <address@hidden> escreveu:

>   Tenho duas dúvidas se alguém sober resolver.
>
> Primeiro é com o aptitude, estou a fazer um instalador em scripts para
> distribuição debian. Uso o aptitude e quando o chamo para instalar, há
> alguma maneira de saber se existe outro gestor de pacotes activo?

Faça o seguinte:

if ps aux | grep -eq '(gestor1|gestor2|gestorn)'
then
    echo já existe gestor de pacotes ativo
else
    echo não existe gestor de pacotes ativo
fi

> Já agora, na instalação do java aparece uma licensa para aceitar, é
> possivel ela aparecer em modo gráfico, fazer com que o script aceite
> automaticamente. Normalmente essas licensas são em modo grafico dentro
> da consola com um yes ou no e usamos a tab e o enter para aceitar.

isso eu não entendi...

Segundo é se é possivel fazer com que ao chamar um script na consola
> mesmo estando na directoria dele, não seja preciso por './', chamar só
> pelo nome estando na directoria dele.

Vc precisa do ./ pq o diretório corrente (.) não está no $PATH. Para tornar
isso automático, edite o seu .bash_profile e insira a seguinte linha:

export PATH=PATH:.

Abração,
Julio
Faltam só 4 dias para o início de mais
um curso de shell script na 4Linux em SP
http://www.4linux.com.br - (11)2125-4747

Obrigado pela atenção

--
Abraços,