Como colocar corretamente em um script variável contendo senha para o su

From: Edgard Costa
Subject: Como colocar corretamente em um script variável contendo senha para o sudo
Date: Thu, 20 Mar 2008 20:35:13 -0000

Amigos Shell

Como estou usando a versão beta do ubuntu 8.04 e, com certeza, alguma
caca feita por mim na instalação ou remoção de arquivos, estou com um
pequeno problema de dns. Explicando melhor, minha conexão com a net sobe
corretamente, mas o arquivo /etc/resolv.conf não deve estar sendo lido
de bate pronto. Tenho, portanto, que dar um famoso ~cd /etc/init.d;
sudo ./network restart. Pronto !! Volto para o mundo da internet.
Então pensei em fazer um pequeno script para deixar na tela e
automatizar esta tarefa, até que via upgrade de arquivos ou de versão eu
consiga corrigir este problema. A dificuldade que estou encontrando é a
de colocar a minha senha no momento em que o shell vê o comando sudo e
pede para digitar a senha. Tem como resolver esta situação???

Nesta hora: " :/etc/init.d$ sudo ./networking restart
[sudo] password for edgard:"

Edgard Costa
www.prontuarioeletronico.odo.br