Regexp - Extraindo XML

From: warlock.ws
Subject: Regexp - Extraindo XML
Date: Fri, 29 Aug 2008 16:34:40 -0300

Pessoal gostaria da ajuda de voces para um problema aparentemente simples que
so consegui resolver via perl e gostaria de fazê-lo via bash, eu tenho um
arquivo XML com a seguinte estrutura :

<raiz>
  <folha>
    <nomefolha>folha1</nomefolha>
  </folha>
  <folha>
    <nomefolha>folha2</nomefolha>
  </folha>
  <folha>
    <nomefolha>folha2</nomefolha>
  </folha>
</raiz>

gostaria de transformar este arquivo em varios arquivos com onome folha1,
folha2, folha3 contendo tudo que esta entre <folha> e </folha>, parece algo
simples mas ja tentei e nao obtive soluçao facil usando as ferramentas
tradicionais, apelei para o perl e usando as bibliotecas internas que lidam com
xml consegui, porem eh mais complexo do que eu queria e ai nao consigo explicar
a outra pessoa pra dar manutençao sem que a mesma conheça bastante de perl o
que dificulta, se fosse bash puro com os sed e semelhantes seria facil de
explicar e deixar isso para ser mantido por outra pessoa..

abraços a todos