Re: [shell-script] Idéias

From: Kurt Kraut
Subject: Re: [shell-script] Idéias
Date: Wed, 9 Sep 2009 07:04:48 -0300

Aloha,

Eu acho que ficou um pouco confusa sua explicação. Ajudaria se você desse um
exemplo do input dos dados que o script receberia e o output que ele daria.
Resolvi que o input seria por exemplo:

### lista-de-dominos.txt ###

www.uol.com.br
www.terra.com.br
www.globo.com
www.google.com

### EOF ###

E que o output seria um arquivo CSV, para que você possa visualizar esses
dados no OpenOffice Calc ou outro software de planilha:

### lista-de-ips.csv ###

Domínio,IPs
www.uol.com.br,200.98.249.120,200.221.2.45,
www.terra.com.br,200.154.56.80,
www.globo.com,201.7.178.45,
www.google.com,64.233.169.103,64.233.169.99,64.233.169.147,64.233.169.104,

### EOF ###

Para gerar o output acima a partir do input oferecido fiz o seguinte script:

#!/bin/dash
input=lista-de-dominos.txt
output=lista-de-ips.csv
echo "Domínio,IPs" > $output
while read line
do
#Faz a consulta para endereços IPv4 somente
ip=$(host -4 $line | grep -F "has address" | cut -d" " -f 4 | tr \\n ",")
echo "$line,$ip" >> $output
done < $input

Atente que eu utilizo dash em vez de bash. Isso dá um ganho de performance,
recomendo utilizá-lo. Ao abrir o arquivo CSV de resultado no OpenOffice,
mande marcar todas as colunas como tipo TEXTO em vez de Padrão para que você
não tenha artefatos nos IPs.

Se você for rodar esse script para mais de 1000 IPs, eu recomendo que você
inclua os servidores do OpenDNS.com no seu sistema.

Atenciosamente,

Kurt Kraut (address@hidden)