Melhorar algoritmo

From: Guilherme Andrade
Subject: Melhorar algoritmo
Date: Sun, 8 Nov 2009 17:23:39 -0200

Olá pessoal, estou com um problema para resolver, tenho 2 arquivos,  com o
seguinte conteúdo:

$ cat arquivo1

1234

2345

2333

4444

4545

Segundo arquivo

$cat arquivo2

2345  texto teste

2333 mais um teste

423342342  outo teste

342343423  mais um teste

O que eu quero é  pegar a linha do arquivo 2 que que contenha o codigo do
arquivo 1.

Eu fiz um script que esta funcionando, porém como meus arquivos são enormes,
esta demorando muito, então com a ajuda da lista queria saber se tem algum
outro algoritmo mais eficiente que este que eu fiz.

 #!/bin/bash

 for i in `cat arquivo1`; do

       cat arquivo2 | grep $i >> arquivo3;

 done;

com isso irá gerar o arquivo3 com a seguinte saída:

$cat arquivo3

2345  texto teste

2333 mais um teste

Obrigado desde já quem puder me ajudar.