Ajuda eu!!!!

From: Apio Carniello
Subject: Ajuda eu!!!!
Date: Fri, 13 Nov 2009 13:08:24 -0300

Boa tarde galera...

Eu trabalho em uma escola, onde sou professor e coordenador dos
laboratórios.
Nessa escola eu trabalho com classes de ips diferentes, e apenas os
laboratórios estão passando pelo proxy.
por isso, fiz um script para amarrar o mac ao ip da maquina, imepdindo aos
usuários de mudarem o ip da maquina, saindo assim do proxy e acessando sites
indevidos.
O meu problema é: como é que eu faço para colocar o comentario na frente de
cada ip, pois o script apenas consegue ler a seguite linha:

192.16.0.1;00:02:78:e6:34:8f

Mas eu gostaria de colocar desta maneira:

192.16.0.1;00:02:78:e6:34:8f;jose

Identificando de wquem é o ip, pois aqui nos tbém liberamos para professores
e alunos.

Agurardo respostas.

Segue o script abaixo:

#!/bin/sh
lip=/LIBERADOS
    for i in `cat $lip`; do
    ip=`echo $i | cut -d ';' -f 1`
    mac=`echo $i | cut -d ';' -f 2`
        iptables -t filter -A FORWARD -d 0/0 -s $ip -m mac --mac-source $mac
-j ACCEPT
        iptables -t filter -A FORWARD -d $ip -s 0/0 -j ACCEPT
        iptables -t filter -A INPUT -s $ip -d 0/0 -m mac --mac-source $mac
-j ACCEPT
        iptables -t nat -A POSTROUTING -s $ip -o eth0 -j MASQUERADE
    done
iptables -A FORWARD -j DROP

--
Apio Carniello e Silva