Re: [shell-script] Leitura de Log

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Leitura de Log
Date: Fri, 13 Nov 2009 18:10:13 -0200

[ "$UltimaLinha" ] || Linha="$1"
sed "1,/$UltimaLinha/d" /arq/de/log | while read LinhasQueEuQuero
do
    echo ":$LinhasQueEuQuero:"
done
UltimaLinha=$(tail -n1 /arq/de/log)

<Explicação>
Estou supondo que este programa será executado com um deamon (nohup prg.sh
&) e estou guardando na variável $UltimaLinha o conteúdo da última linha
processada.

Na 1a. linha do prg, testo se esta variável existe, caso não, a última linha
devera ser passada como parâmetro.

O sed deleta todas as linhas, até a última que foi processada e o que resta
(as linhas que te interessam, são lidas uma a uma pelo cmd while.
</Explicação>

Caso este prg seja executado-terminado-executado, a última linha deverá
ficar em um arquivo, assim sendo, troque a primeira linha por:

Linha=$(cat /arq/que/guarda/a/linha 2>/dev/null || echo $1)

e a última linha deve ser trocada por:

tail -n1 /arq/de/log > /arq/que/guarda/a/linha

Abraços,
Julio
Cursos de Shell e Zenity em 2 fins de semana?
- Em SP ligue (11) 2125-4747 Curso de 07 a 11/12;
- Em DF ligue (61) 3223-3000;
- No RJ ligue (21) 2561-0867. Curso nos dias 5,6,12,13/12;
- Turmas fechadas em outras cidades ligue (21) 8112-9988.