Re: [shell-script] Renomeando arquivos trocando caracteres

From: Vinicius Xavier
Subject: Re: [shell-script] Renomeando arquivos trocando caracteres
Date: Thu, 26 Nov 2009 04:14:17 -0800 (PST)

Olá Luiz,

Seguinte, levando ao pé da letra como vc queria o resultado, eu obtive assim.

No caso fui alterado os caracteres pelo o  comand Tr

cat arquivo | tr " " "_" | tr [áãà] a | tr [í] i |tr ç c
arquivao_cacao_01.wmv
arquivao_cacao_02.wmv
arquivao_cacao_03.wmv
arquivao_cacao_04.wmv
arquivao_cacao_05.wmv
arquivao_cacao_06.wmv

onde arquivo:

 cat arquivo
arquívão cação 01.wmv
arquívão cação 02.wmv
arquívão cação 03.wmv
arquívão cação 04.wmv
arquívão cação 05.wmv
arquívão cação 06.wmv

Uma outra opção seria o traduzir pelo sed

sed 'y/áÁàÀãÃâÂéÉêÊíÍóÓõÕôÔúÚçÇ /aAaAaAaAeEeEiIoOoOoOuUcC_/' arquivo
arquivao_cacao_01.wmv
arquivao_cacao_02.wmv
arquivao_cacao_03.wmv
arquivao_cacao_04.wmv
arquivao_cacao_05.wmv
arquivao_cacao_06.wmv

Referências:
Segue refenrencia que tirei(so dei uma alterado para o espaço) o comando
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Shell-Script/Script-para-retirar-acentos

A referêbncia que ví  o que o y do sed faz:
http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/sed-HOWTO-4.html

Abs,
Vinícius Xavier