Re: [shell-script] Renomeando arquivos trocando caracteres

From: Waldirio Manhães Pinheiro
Subject: Re: [shell-script] Renomeando arquivos trocando caracteres
Date: Thu, 26 Nov 2009 10:35:13 -0200

Amigos, bom dia

Segue uma solução

jeju:[cod] > ls -1 |while read line; do aux=$(echo $line|sed 'y/íãç
/iac_/');echo mv "$line" $aux; done
mv arquívão cação 01.wmv arquivao_cacao_01.wmv
mv arquívão cação 02.wmv arquivao_cacao_02.wmv
mv arquívão cação 03.wmv arquivao_cacao_03.wmv
mv arquívão cação 04.wmv arquivao_cacao_04.wmv
mv arquívão cação 05.wmv arquivao_cacao_05.wmv
mv arquívão cação 06.wmv arquivao_cacao_06.wmv

jeju:[cod] > ls -1
arquívão cação 01.wmv
arquívão cação 02.wmv
arquívão cação 03.wmv
arquívão cação 04.wmv
arquívão cação 05.wmv
arquívão cação 06.wmv

jeju:[cod] >

Abraços
Waldirio

2009/11/26 Vinicius Xavier <address@hidden>

> Olá Luiz,
>
> Seguinte, levando ao pé da letra como vc queria o resultado, eu obtive
> assim.
>
> No caso fui alterado os caracteres pelo o  comand Tr
>
> cat arquivo | tr " " "_" | tr [áãà] a | tr [í] i |tr ç c
>
> arquivao_cacao_01.wmv
> arquivao_cacao_02.wmv
> arquivao_cacao_03.wmv
> arquivao_cacao_04.wmv

> [...]