Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script
Date: Thu, 11 Mar 2010 12:42:58 -0300

> Fala MrBiTs,
> Shell rb é cultura!!! ;) Qdo o nosso colega falou em Bhaskara, pensei que
> ele estivesse fazendo algum trocadilho nerd com Bash, até que vc contrapôs:
> "O hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da equação de
> 2º grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960."
>
> Aí eu entendi tudo! Apesar de ser engenheiro por formação, não conhecia esta
> termo pq em 1960 a equação do 2o. grau já estava no meu dia a dia. Já lidava
> com cálculo diferencial/integral. Valeu pelo incremento na minha cultura
> matemática.

Eu sou simplesmente fanático por história da matemática (e por história em
geral) e acho um absurdo o que as escolas fazem, nos
ensinando tudo errado e criando uma geração de imbecís. Quando eles tiraram
Latim do currículo, tiraram do povo uma matéria que os
ensinava a pensar. Minha filha vai ter problemas na escola, porque eu vou criar
uma questionadora, com certeza.

Ainda não consegui localizar o porquê do Brasil utilizar Bhaskara como nome da
equação do 2o. grau, mas continuo minhas pesquisas.

> Na cultura "Bashistica" (de Johann Sebastian Bash ;), grande programador
> alienígena que compôs o Bash), o correto seria proteger os asteriscos (que
> odeiam ser chamados de asterísticos), para evitar a expansão de arquivos.
> Assim, eu faria:
>
> s1=$(bc <<< "scale=2;(-($B)+sqrt($delta))/2\*$A")
> s2=$(bc <<< "scale=2;(-($B)-sqrt($delta))/2\*$A")
> Aproveitei para tirar o pipe e alguns parênteses desnecessários.

E aqui entra o educador, passando o pulo do gato que, com certeza, já deixou
muita gente (eu inclusive) de cabelos brancos.
Ainda numa outra thread foi questionado o uso do redirecionamento <<<. Acho que
fica auto-explicado aí.

O http://www.phodd.net/cyrek/gnu-bc/bcfaq.php tem umas dicas muito legais sobre
o uso do bc, GNU bc e outros cacarecos.

> OBS: meu 3o. parágrafo poderia ser chamado de "Ode ao Delírio". Que tal? ;)

Eu realmente acho que você tem tomado pouca cerveja... Mas Raulzito já dizia
que "Você tem seu lápis, sua guitarra e seu
amplificador". Achei perfeito.

- --

Um abraço

.0. MrBiTs - address@hidden