Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script

From: Anderson Duarte
Subject: Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script
Date: Thu, 11 Mar 2010 14:44:56 -0300

Fala MrBiTS!

Até onde sei, a equação quadrática (ou equação do segundo grau) pra ser
considerada quadrática tinha que seguir de forma geral aquela regra:  axˆ2 +
bx + c = 0
O que Baskara fez foi mostrar os valores que X pode obter dentro da equação
quadrática determinando suas raizes. Até aí nada demais e não justifica
chamar de Formula de Baskara como vc mesmo citou, nos colégios.
Porém usando o "achismo" puro, eu creio que esse nome se tornou popular pois
antigamente nas escolas, era de costume dos professores ficar criando nomes
para facilitar o aprendizado. Por exemplo: Acho que aqui todos já escutaram
a famosa "Formula do Sorvete" que nada mais é que S = So + VT que é a
Formula do movimento retilíneo uniforme.  Então o professor chagava e dizia:
Para resolver questão X use a formula do sorvete, para resolver questão Y
use Baskara.. e por aí vai... Quero deixar claro que também não concordo com
isso, mas tenho que admitir que fui ensinado assim. =(
Perguntei aqui a um amigo meu, professor de matematica e ele tem mais ou
menos a mesma opinião que eu. Inclusive quando fui pesquisar achei muita
coisa na web e na wikipedia.

 - Eu também gosto de história. =)

Um site que eu curto que mostra muitas resoluções matematicas é o
http://www.wolframalpha.com/  :)

PS.: Apesar de essa thread ter ido para o lado [Off-Topic] eu gostei. :D

--
# Anderson Duarte (Rizada) 
# http://rizada.org