Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script

From: Elder Marco
Subject: Re: [shell-script] Re: Equação Segundo Grau - Shell Script
Date: Sat, 13 Mar 2010 12:18:13 -0300

> Acho que todos conhecemos Bhaskara. E tem mais.
>
> O hábito de dar nome de Bhaskara para a fórmula de resolução da
> equação de 2º grau se estabeleceu no Brasil por volta de 1960. Esse
> costume, aparentemente só brasileiro ( não se encontra o nome de
> Bhaskara para essa fórmula na literatura internacional), não é
> adquado pois :
>
> * Problemas que recaem numa equação de 2º grau já apareciam, há quase
> 4.000 anos atrás, em textos escritos pelos babilônicos. Nestes
> textos o que se tinha era uma receita ( escrita em prosa, sem uso de
> [...]

MrBits, desculpe sair dos objetivos a que se propõe a lista, mas achei
interessante o que você postou. Eu particularmente, não vejo grandes
problemas em se chamar de fórmula resolutiva de Bháskara desde se
apresente a maneira como se chegar no resultado e fique claro que esse é
um método para se resolver a equação devido a ele  --- ou ao Sridara. Ao
que parece ele atribui a esse o método de resolução, mas preciso
verificar isso ---, mas não é o único método existente. Existiam outros
para se resolver o problema antes dele, como os árabes o faziam, por
exemplo. O que acredito faltar nas escolas é um pouco de história da
matemática de forma que se fique claro isso.
Geralmente, a única coisa apresentada é a fórmula e somente isso. Daí se
chama de fórmula resolutiva de Bháskara, mas todos os outros métodos
também levam a esse resultado. Assim, não é o resultado em si, mas o
método de resolução.

Eu mesmo aprendi durante todo o meu curso colegial que essa fórmula era
devido ao Bháskara e então seria natural chamá-lo de formúla resolutiva
de Bháskara.

Eis um artigo interessante sobre isso:

http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/completos/05-17.pdf