Script para rodar (ou não) outros scripts

From: heltonbiker
Subject: Script para rodar (ou não) outros scripts
Date: Fri, 26 Mar 2010 03:06:49 -0000

Caros Colegas

Estou aprendendo ShellScript e não consegui encontrar informações para fazer o
seguinte:

Fiz (com ajuda) um script nomeado RunAnalyses.sh que contém o seguinte comando,
por enquanto único:

find ~/pacientes/ -mindepth 2 -type d -exec ~/miotecscripts/MapaRelevo.m '{}'
40 \;

O objetivo é encontrar todas as pastas dois níveis abaixo (são elas que contêm
os dados a processar) e mandá-las para um script do GNU Octave, que faz a
análise de alguns arquivos de cada pasta e salva em uma única pasta de saída,
designada dentro do script MapaRelevo.m

Acontece que estou criando outros módulos de análise, de forma que cada arquivo
do Octave (.m) faça um tipo de análise. Além disso, como são análises para
testar resultados de algoritmos, quase sempre vou querer rodar apenas algumas
análises específicas, embora pretenda usar sempre o mesmo script.

Imagino que eu poderia encadear vários -exec no mesmo find, mas o que
resolveria melhor meu problema seria (uma dessas):

1) ter um script com várias linhas, onde cada linha se referiria a um tipo de
análise, que eu poderia comentar para realizar só as análises que me interessam;
2) ter um script usando variáveis repassadas pela linha de comando, de forma
que eu pudesse rodar assim:
$ ./RunAnalyses.sh analise1 analise2 analise3
e cada análise seria na verdade um script do Octave.

Além disso, dentro de cada arquivo Octave é dado um 'cd ~/saida' antes de
salvar os resultados. Acredito que o melhor seria salvar na mesma pasta, e
depois dar um 'mv' de todos os arquivos para uma pasta de saída. Assim, se eu
quisesse mudar a pasta de saída seria só mudar uma linha no script
RunAnalyses.sh, ao invés de mudar em cada um dos scripts Octave.

Não espero receber respostas prontas, apenas alguma indicação de "boas
práticas" na escolha dos comandos mais adequados e, principalmente, na forma de
montar a estrutura do script, de forma a favorecer a flexibilidade,
principalmente.

Grato pela atenção

Helton Moraes