Re: [shell-script] Comando de inserção

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Comando de inserção
Date: Sat, 27 Mar 2010 11:15:52 -0300

Fala xiss_break,
nada pessoal com o que vou falar, mas é um comentário que sempre faço em
palestras e eventos, sobre uma coisa que me causa profunda "estranheza" nos
usuários Linux.

Há cerca de 15 anos, todos os admin UNIX comiam com farofa Shell e C.
Atualmente, tendo esta lista como testemunha inequívoca, não há um dia que
não apareça uma pergunta precedida pelo famoso: "tenho pouca experiencia com
shell mas preciso ...".

Isso me deixa muito intrigado, pois não entendo como as pessoas podem ser
admin, sem saber, por exemplo, como funciona o boot da máquina, já que em
tempo de boot são executados cerca de 100 scripts. Qdo dou um treinamento
Shell, ao final da última aula, peço aos treinandos para analisarem os
scripts do inittab para entenderem como a coisa toda funciona.

Como eu disse, não escrevi isso "olhando" para vc, mas para toda a lista, na
esperança de fomentarmos o uso de shell.

Agora qto a sua dúvida, faça:

$ TestaSeÉRestrito && sed '/^src restritos \{$/a\
    "Esta linha será acrescentada após a linha-título dos IPs restritos"
/caminho/do/arquivo

Onde:
TestaSeÉRestrito - Vc não disse como saber se um IP é restrito ou não.
Troque isso por sua regra;
&& - O cmd seguinte a este conector será executado se o cmd anterior for bem
sucedido, isto é, caso o TestaSeÉRestrito for verdadeiro;
/^src restritos \{$/ - Vai procurar no /caminho/do/arquivo uma cadeia que, a
partir do início da linha (^), até seu final ($) possua a cadeia, isto é,
uma linha que tenha unicamente a cadeia src restritos {. A contrabarra foi
usada antes da chave, pois ela tem significado para o sed e isso tem de ser
inibido. O último "a" é o cmd append do sed para inserir uma linha após
essa.

OBS: Esta semana, a partir de 29/03, darei um curso de shell em SP (4Linux)
no qual pode  se inscrever na hora. Vou dar 20% de abatimento para quem for
da lista. Mas atenção!        Este abatimento valerá somente para este
treinamento. Por favor quem for da lista e estiver no curso, se apresente.
Conheço todos de nome e quase ninguém pessoalmente.

Abraços,
Julio
Cursos de Shell e Zenity em 2 fins de semana?
- SP turma de Shell em 29/03 - ligue (11)2125-4747;
- Floripa turma Shell 12/04 http://www.seventreinamentos.com.br;
- DF turma de Shell em 17/04 - ligue (61) 3223-3000;
- Aracaju turma de Shell em 12/05 - address@hidden;
- RJ turma de Shell em 14/06 - ligue (21)2210-6061;
- Turmas fechadas em outras cidades ligue (21)  8112-9988.