Extrair trecho de linha com sed

From: Elder Marco
Subject: Extrair trecho de linha com sed
Date: Wed, 31 Mar 2010 14:29:18 -0300

Caros,

Dei uma pesquisada na lista e na internet e não sei se usei os termos
corretos de pesquisa, mas não cheguei a achar algo sobre como extrair um
trecho de uma linha com o sed, exceto por um que não compreendi no site
do tobias. Creio que eu esteja errando na expressão regular (que estou a
aprender) ou algum "macete" do sed que não estou levando em conta (que
também estou a aprender).

Vejam:
$ string="Este é um {texto} com algumas (palavras) entre {chaves} e
outras entre (parênteses)"

Então queria pegar a primeira ocorrência de uma palavra entre
parênteses:

$ echo "$string" | sed '/\({.*?}\)/\1/'
Este é um {texto} com algumas (palavras) entre {chaves} e outras entre
(parênteses)

$ echo "$string" | sed '/\(\{.*?\}\)/\1/'
sed: -e expressão #1, caractere 17: Expressão regular precedente
inválida

E quanto a pegar uma palavra entre parênteses, não sei como proceder.

Teriam alguma sugestão? E se eu quiser pegar todas as ocorrências?
E aproveitando, algum material na internet para me indicar a respeito de
maneira que eu possa me aprofundar mais?

--
Elder Marco

GNU/Linux User: #471180

"Contra o positivismo, que pára perante os fenômenos e diz: 'Há apenas
fatos', eu digo: 'Ao contrário, fatos é o que não
há; há apenas interpretações'. "(Nietzsche)