Re: [shell-script] Parse de arquivo de configuracao

From: Xisberto
Subject: Re: [shell-script] Parse de arquivo de configuracao
Date: Sun, 25 Apr 2010 09:45:37 -0300

Em 23 de abril de 2010 20:02, Carlos Eduardo Tavares Terra
<address@hidden> escreveu:
> Caros,
>
> estou precisando preparar um script que facilite a vida de alguns
> operadores. O script em si irá alterar um determinado arquivo de
> configuração.
>
> O formato do arquivo de configuração é o seguinte:
>
> classe k {
>  var1 x;
>  var2 y;
>  var3 {
>      var4 z;
>      var5 j;
>      info {
>        abc;
>      };
> [...]

Parece que você quer que seu script possa ler e escrever arquivos no
formato JSON (http://json.org/). O JSON é um formato "concorrente" do
XML, ambos tem a mesma função.

Na página do JSON há links para vários projetos em diferentes
linguagens que implementam bibliotecas que fazem este trabalho. Não
encontrei nenhuma relacionada a shell/bash/sh e similares, mas há uma
para PowerShell (não sei o quanto é diferente do shell, mas pode ser
fácil adaptar).

Você pode partir para criar sua própria biblioteca shell para JSON (e
até mesmo contribuir para o projeto, mandando o link para o site) ou
partir para usar outra linguagem dentre as que já tem bibliotecas
disponíveis.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com