Queria saber mais sobre awk...

From: address@hidden
Subject: Queria saber mais sobre awk...
Date: Fri, 30 Apr 2010 18:47:47 -0300

Olá pessoal, primeira vez aqui na lista.

Vejo que o *awk* é muito complexo e pode fazer muita coisa mesmo. O que eu queria saber mais específico é como capturar informações de retorno. Por exemplo:

Executando um comando usando um arquivo.sh no linux e preciso ver o retorno de uma execução, sei lá, qualquer coisa, digamos um simples ls.

Quero que retorne uma string, o tamanho de um arquivo determinado (por exemplo), não quero que me dê a dica, não quero copiar e colar, quero aprender e entender como o processo funciona, passo-a-passo e com detalhes, por gentileza, me ajuda aí, estou começando a usar o Ubuntu e queria saber sobre isso pois vou precisar muito pois sou programador e preciso pegar muitas informações usando o Shell do Linux.

Conto com a ajuda de vocês!

Grato

blz