Re: [shell-script] Script de Backup

From: Edson C da Silva
Subject: Re: [shell-script] Script de Backup
Date: Thu, 7 Apr 2011 14:38:07 -0300

Olá Rodrigo.

Em minhas rotinas eu uso o "log rotate" para efetuar o trabalho pesado de
rotacionar os arquivos de backup e remover os arquivos de acordo com minhas
políticas.
Essa não é a única forma de fazer - mas eu preferi porque em minha opinião
fica bem menos complexo dar manutenção no script de backup sem ter que me
preocupar com uma expressão regular enorme para testar datas.

para usar o logrotate para controlar a idade e a rotação dos backups eu
adicionei a seguinte linha no meu script:
logrotate -f /etc/logrotate.d/rotaciona.backup

O Conteúdo do arquivo rotaciona.backup contém todas as regras que o
logrotate irá obecer.

# rotaciona.backup
/local/do/seu/backup/* {
        daily
        missingok
        rotate 48
        compress
        notifempty
        create 640 root adm
}

É claro que esse arquivo é apenas um exemplo, o man do logrotate é bem
objetivo para explicar as diferente funções.
Espero ter ajudado.

Boa sorte.

--
Edson C da Silva