Re: [shell-script] Dialog selecionar arquivo

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Dialog selecionar arquivo
Date: Fri, 23 Sep 2011 21:25:11 -0300

Só complementando o que o Fernando disse.

No zenity faça:

Arq=$(zenity --file-selection)

E no yad, que é infinitamente melhor que o zenity, faça:

Arq=$(yad --file-selection)

Parecido, né? Sim, pq o yad é um fork do zenity. Esse último há muito tempo
parou o seu processo evolutivo e o yad incrementou muuuuuita coisa nova,
usar qtos botões quiser, com os nomes (caption) que quiser e cada botão
gerando o código de retorno ($?) definido pelo programador.

Pode tb gerar formulários complexos com os seguintes tipos de campos
(copiado de man yad):

Add field to form. Type may be H, RO, NUM, CHK, CB, CBE, FL, DIR, FN, MFL,
DT, CLR,BTN or LBL.  H - hidden field type. All characters are displayed as
the invisible char.  RO - field is in read-only mode.   NUM  -field  is  a
numeric. Initial value format for this field is VALUE[!RANGE[!STEP]], where
RANGE must be in form MIN..MAX. `!' is a default item separator.  CHK -
checkbox field. Initial value is a case insensitive boolean  constant (TRUE
or FALSE).  CB - combo-box field. Initial value is a list VAL1!VAL2!.... The
separator is the same as in NUM field.  CBE - editable combo-box field.
Initial value same as  for  combo-box. FL  - file selection button.  DIR -
directory selection button.  FN - font selection button. Initial value same
as in font dialog.  MFL - select multiple files. Value of this field is a
list of files separated  by item-separator.   DT  - date field.  CLR - color
selection button.  BTN - button field. Initial value is a command runs when
button is clicked.  LBL - text label. If field name is empty, horisontal
separator  line will be shown

Além disso apresenta diálogos drag-and-drop, diálogos para escolha de
fontes, para escolha de cores, listas com alto grau de complexidade, permite
inserir figuras nos diálogos e escolher em que posição ficarão, ... Enfim
tem tudo que é necessário para desenvolver uma belíssima interface com o
usuário e tudo isso em somente uma linha de código.

No final de Outubro, chegará um às livrarias um novo livro de minha autoria
chamado "Bombando o Shell" que entre outras coisas mostra e exemplifica
detalhadamente todas as opções que existem no zenity (vcs sabiam que é
possível fazer combobox em zenity?), no dialog, no kdialog e no yad, isto é
as principais interfaces gráficas do shell.

Cordialmente,

Julio Neves
*Quer programar bem em Shell?
*

*Use este endereço de e-mail, o Skype ou ☎ (21)8112-9988 ☎*

*
*

**

*