Dificuldades com expressões regulares

From: Paulo Soares Drumond
Subject: Dificuldades com expressões regulares
Date: Fri, 12 Jul 2013 15:30:12 -0300

Boa tarde senhores,

De antemão já peço perdão pela ignorância em Shell Script, mas tenho
extrema dificuldade no manuseio de expressões regulares. Pesquisei aqui em
livros, sites, fiz alguns testes, mas não consigo fazer o que quero.

Tenho um arquivo com alguns padrões repetidos e preciso para cada um destes
padrões gerar um arquivo separado. O delimitador disso é a palavra-chave
POROSITY_<num>, sendo <num> um número variando de 1 a 100. Ou seja,
identifiquei que a linha começa com "POROSITY" começo a escrever um novo
arquivo até encontrar a próxima linha começada por "POROSITY".

Fiz um script pequeno, mas estou esbarrando na comparação. Ele agora não dá
erro, mas não acha nunca esse padrão. Incluí umas linhas para analisar a
saída e às vezes, o variável LINHA tem o conteúdo de um "ls" no diretório.
Alguém tem uma sugestão?

O script é:
#!/bin/bash

indice=-1
achou=0

cat Grid_Imagens.txt | while read LINHA
do
  if [ "$LINHA" != ^POROSITY ]
    then
      if [ $achou = 1 ]
        then
         echo $LINHA >> img${indice}.inc
      fi
    else
      achou=1
      let indice++
      echo $LINHA > img${indice}.inc
  fi
done

Paulo
http://homens-ibcc.blogspot.com
https://www.twitter.com/PSDrumond
https://www.facebook.com/psdrumond

"Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação
de todo aquele que crê." (Romanos 1:16)