Re: [shell-script] comando find + tar

From: Marcelo Neto
Subject: Re: [shell-script] comando find + tar
Date: Fri, 12 Jul 2013 15:42:49 -0300

Respondendo a primeira dúvida sobre a mensagem "*tar: Removing leading /
from member names*"

Isso não é um erro e você não deve se preocupar com isso.
Vou tentar explicar, espero que dê para compreender.

- Vamos criar um exemplo compactando /home/marceloneto/

marceloneto@f13-servicedesk:~$ pwd
/home/marceloneto

marceloneto@f13-servicedesk:~$ tar -zcf marceloneto.tar.gz
/home/marceloneto/
*tar: Removing leading / from member names*
*
*
marceloneto@f13-servicedesk:~$

Você pode notar que a mensagem também apareceu. Mas qual o por que disso?
Simples.
Se o *tar* não removesse a "*/*", no momento da compactação, quando
fossemos descompactar o arquivo, da maneira mais simples (*tar -zxf
root.tar.gz*), ele iria descompacta-lo diretamente no */* tentando
substituir a pasta */home/marceloneto/* e não dentro da pasta onde
estivéssemos localizados.

Espero que dê para entender.

Abraços!

Marcelo Neto