Re: [shell-script] Verificar arquivos de uma pasta através de uma lista

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Verificar arquivos de uma pasta através de uma lista
Date: Sat, 15 Mar 2014 12:14:26 -0300

Fala Andrews,
o que vc quer dá para fazer em uma linha, veja:

echo vou remover $(ls | grep -vf/arquivo/com/nome/dos/arquivos)

Se for isso mesmo que vc quer, basta trocar:
echo vou remover
por:
rm

Se vc quiser montar um script marrento, faça:
Bold=$(tput bold); Norm=$(tput sgr0)
Arqs=$(ls | grep -vf/arquivo/com/nome/dos/arquivos)
read -p "${Bold}Arquivos que serão removidos:$Norm
$(echo "$Arqs" | column -c 60)

${Bold}Deseja prosseguir (S/n)?$Norm "
[[ ${REPLY,} == n ]] && {
    echo "
           ${Bold}Arquivos não foram removidos$Norm"
    exit 1
    }
rm $Arqs

Ou, se vc quiser botar pra derreter, faça:

Titulo="Faxina de diretório"
Arqs=$(ls | grep -vf/arquivo/com/nome/dos/arquivos)
    zenity --info --title "$Titulo" --text "Não foi dessa vez que removi"
    exit 1}
rm $Arqs

Pode ser que eu tenha cometido algum engano, mas como vc se disse iniciante, isso serve para vc ver a qdt e variedade de opções que o shell oferece, e olha que não listei a melhor de todas que seria com o yad, que é um fork muuuuuuuito melhorado do zenity, mas pouca gente o instalou *ainda*. No yad por exemplo vc pode trocar os botões default por <REMOVER> e <CANCELAR> (que seria o ideal nesse caso), colocar ícones mais significativos e muito mais.

Aconselho a todos a estudarem o YAD. Se alguém tiver alguma dúvida, postem na lista que ajudarei a todos.

Abcs,
Julio
@juliobash

Próximos cursos de Shell

Cidade

Local

Período

Rio de Janeiro

EDX

07-11/04

Dou treinamento de shell em qualquer cidade.
Para detalhes, entre em contato por email ou
echo 436233889341364416673541503686485725801923229706P | dc