Re: [shell-script] extraindo informações do arquivo tar

From: Fernando Mercês
Subject: Re: [shell-script] extraindo informações do arquivo tar
Date: Thu, 11 Sep 2014 02:10:05 -0300

Fabio, isso é só pra comparar se o tar está diferente do anterior, ou seja, se algum arquivo foi alterado? Se for, tem maneiras melhores, penso:

1) Usando um hash MD5
O hash md5 for diferente, você pode ter certeza (admitindo que não haja colisão) de algo foi alterado. Se o hash der igual, significa que nada foi alterado:

$ tar cvf fabio.tar er_merces_parte2.odt TODO.txt mail.php
er_merces_parte2.odt
TODO.txt
mail.php

$ tar cvf fabio2.tar er_merces_parte2.odt TODO.txt mail.php
er_merces_parte2.odt
TODO.txt
mail.php

fernando@i7 ~ $ md5sum fabio*
eb6df4ae0e69c174e024beecbbb7e8f6  fabio2.tar
eb6df4ae0e69c174e024beecbbb7e8f6  fabio.tar

2) Usar a opção update do tar, para adicionar num tar existente somente o que foi alterado.
Essa opção te permitiria abrir mão dessa rotina. ;)
$ man tar

Mas se você precisa mesmo contar quantos arquivos tem no tar de outra maneira (mais rápida), sugiro procurar um programador para uma das opções a seguir:
a) Alterar o código do tar para contar ao invés de imprimir
b) Fazer um pequeno programa que parseie o tar com base em seu formato [1] e conte, sem precisar ler nome ou dados.A

[1] https://www.gnu.org/software/tar/manual/html_node/Standard.html

Abraço,

Fernando Mercês
Linux Registered User #432779
www.mentebinaria.com.br
------------------------------------
"Ninguém pode ser escravo de sua identidade; quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar". (Elliot Gould)

Olá Fabio, não sei se pode ajudar mas o tar tem a opção -d
que confere o conteúdo do arquivo com o diretório de origem.
A opção indica quando um arquivo foi movido(indica na saída de erro),
ou se o tamanho ou datas são diferentes(esses indicam na saída padrão).

Também tem a opção -W , a ajuda diz que verifica o arquivo.
Mas pelo jeito só verifica se o arquivo for .tar, não verifica
se o arquivo tiver alguma compactação.

Abraços Paulo Bettega

On 10-09-2014 06:47, address@hidden [shell-script] wrote:
> Prezados Boa Tarde
>

> Estou com um problema talvez vocês ja tenham passado por isso ...
>

> Tenho uma rotina em shell , que verificar o conteúdo do arquivo tar , ou seja eu pego a quantidade
> de arquivos e tamanho para fazer uma comparação com o arquivo de log que crio no momento que faço o
> mesmo, mas como meus arquivos passam de 1Tb estou tendo um problema de lentidão quando executo o
>
> tar -tvf |wc -l, gostaria de saber se existe uma outra forma de fazer esta verificação ?
>
> Obrigado

Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de programação, como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem prévio aviso.
Sair da lista: address@hidden
Esta lista é moderada de acordo com o previsto em http://www.listas-discussao.cjb.net